Respiração na corrida:

Nariz ou Boca?

Segue o fio >>>

Essa não é a questão principal...

Saiba que não há consenso científico a respeito da entrada do ar pelo nariz ou boca em atividades intensas!

Por exemplo:

Se o corpo está em repouso (mesmo em repouso ativo, como estudando/trabalhando sentado), é interessante, sim, puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca...

Isso faz sentido porque as narinas filtram e aquecem o ar que entra. Os pelos do nariz, por exemplo, já barram logo na entrada as poeiras e corpos estranhos.

Mas...

Isso se aplica ao dia-a-dia, em atividades simples, leves, rotineiras. A lógica muda um pouco na corrida (ou outra atividade mais intensa).

Mas, afinal de contas, existe um jeito certo de respirar ao correr? Defendemos uma ideia simples: respirar de acordo com a demanda!

Você pode até começar a correr inspirando só pelo nariz, mas, à medida em prosseguir na atividade, o seu corpo vai pedir mais e mais oxigênio...

E, como as narinas são pequenas e não permitem a entrada de todo o ar que você precisa, então passa a ser interessante puxar o ar também pela boca!

(ou você quer ficar sem ar? 😜)

Ou seja: O mais importante mesmo não é de onde vem o ar, mas sim que não falte ar na sua corrida, de forma que o seu organismo tenha oxigênio suficiente para sustentar o ritmo do treino executado.

Pegou a ideia? Tem muito mais dicas na nossa assessoria!

Bora treinar com a gente?