Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Onde correr em Porto Alegre

Dicas de Treino

Onde correr em Porto Alegre

8 min de leitura

Sede da maratona mais rápida do Brasil, a capital gaúcha é uma das cidades mais interessantes para praticar a corrida de rua no país. Repleta de ótimas opções, escolher onde correr em Porto Alegre pode ser algo desafiador, mas o Corrida Perfeita te ajuda a explorar ótimos locais na lista a seguir.

Porto Alegre / RS

Onde correr em Porto Alegre – Resumo:

  1. Longão de dia ou à noite? Experimente correr na Orla do Guaíba!
  2. Corrida plana, em terra batida, repleta de natureza? Parque Marinha do Brasil!
  3. Corridinha leve e passeio no final de semana? Curta o Parque da Redenção (Farroupilha).
  4. 400m para bater RP e se desafiar no intervalado? Pista Ramiro Souto!
  5. Treinos leves e de ritmo, em área super nobre? Conheça o Parcão!
  6. Curte uma corrida à noite, em local seguro? Praça da Encol!
  7. Corridinha leve e chimarrão depois? Parque Germânia!
  8. Atletismo em Pista Tartán IAAF? Tem opções no CETE, na PUC/RS e na UFRGS.

Está em dúvidas sobre onde correr em Porto Alegre? Então prepare-se para se surpreender com a quantidade e também com a qualidade dos locais em que os gaúchos correm.

Explore cada quilômetro de corrida em uma cidade linda, super bem cuidada, plana, arborizada e com excelente clima. Você vai se apaixonar pela qualidade de vida que Porto Alegre proporciona a quem corre!

Confira a seguir a nossa lista de lugares para correr em Porto Alegre. (Mas lembre-se que não pretendemos, nem de longe, listar todos os locais para correr na cidade, mas sim os que consideramos mais interessantes e variados).

1. Orla do Guaíba

Orla do Guaíba

A orla do Guaíba é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre e também um dos locais preferidos dos corredores amadores, que se treinam principalmente ao final da tarde, contemplando o pôr do sol em suas águas.

Por lá é possível correr todo tipo de treino, dos intervalados aos longões. Na tradicional Pista do Gasômetro, um dos trechos mais requisitados, há um percurso plano de 5 km, com demarcações a cada 100m.

Um local super agradável para correr, com ótima estrutura, que inclui bebedouros, estacionamento, boa iluminação, banheiros públicos e vários quiosques comerciais. A Orla do Guaíba é um dos pontos de grande policiamento na cidade, algo importante para quem gosta de correr à noite.

2. Parque Marinha do Brasil

Parque Marinha do Brasil

Próximo à Orla do Guaíba, o Parque Marinha do Brasil também é uma ótima opção para correr em Porto Alegre. Com chão de terra batida e ambiente muito arborizado, o local sedia diversos eventos de corrida de rua, com trajetos que podem variar dos 5 aos 10km ao longo dos mais de 70 hectares do local.

E mais: nos intervalos dos treinos você pode descansar/desacelerar e apreciar um belo jardim de esculturas. Se for à tarde, não deixe de contemplar o imperdível por do sol!

O local fica aberto o dia inteiro para o público e conta com boa estrutura de sanitários, bebedouros e iluminação. Um lugar plano, super indicado para caminhar ou começar a correr.

3. Parque da Redenção (Farroupilha)

Parque da Redenção (Farroupilha)

Mais um lugar arborizado e com ótima infraestrutura para correr sozinho ou em companhia é o Parque da Redenção, também conhecido como Parque Farroupilha. A volta completa é de terra batida, com 2,5km. Mas também é possível correr trajetos variados dentro do parque.

Durante a noite o parque é menos movimentado, o que desfavorece a segurança. No entanto, aos sábados e domingos, torna-se um ponto de encontro para atletas, famílias e turmas de amigos. Desse modo, é interessante se organizar para aproveitar ao máximo esse tradicional local para correr em Porto Alegre.

4. Pista Ramiro Souto

Pista Ramiro Souto

Se você está em busca de pisos macios para treinar a corrida de rua, o Ramiro Souto pode ser o melhor lugar de Porto Alegre. Com pista de atletismo de 400 metros e piso em carvão, o local oferece uma ótima estrutura para treinos intervalados e de tiro.

Localizada no Parque da Redenção, a pista tem funcionamento 24 horas, algo bastante conveniente para quem tem pouco tempo para treinar em horário comercial.

Durante o dia, o local é bastante prestigiado por corredores que fazem treinos de tiro. Contudo, é interessante lembrar que o local não tem muito movimento e iluminação à noite. Portanto, em horários alternativos, prefira treinos em grupos maiores.

5. Parcão (Parque Moinhos de Vento)

Parcão (Parque Moinhos de Vento)

O querido Parcão não poderia ficar de fora da lista de locais para correr em Porto Alegre. Localizado no nobre bairro Moinhos de Vento, esse é um dos lugares favoritos dos gaúchos para praticar tanto a corrida quanto vários outros esportes e também lazer.

O espaço conta com bastante árvores e um lago repleto de patos e tartarugas, sendo ótimo para conciliar os treinos a um passeio familiar, piquenique com amigos ou passeio com pets, num ambiente tranquilo e repleto de contato com a natureza.

Não é à toa que foi nesse espaço que se formaram os primeiros grupos de corrida da cidade. No Parcão é possível correr tanto do lado de dentro quanto de fora, com pista de terra batida e voltas até 800m.

Funcionando o dia inteiro, o local dispõe de bebedouros, sanitários e bancos bem estruturados ao longo do parque, além de uma ótima iluminação. Um local perfeito para treinos leves e de ritmo.

6. Praça da Encol (Praça Carlos Simão Arnt)

Praça da Encol

A Praça Carlos Simão Arnt é mais conhecida localmente como Praça da Encol. Um espaço que atrai a atenção dos praticantes da corrida de rua, pois tem uma ampla calçada e concreto para realizar os treinos mais leves e de ritmo, com voltas de cerca de 1km.

No entanto, é importante lembrar que aos finais de semana o local fica bastante movimentado e desaconselhável para quem precisa impor ritmo mais acelerado na corrida.

Por outro lado, quem escolhe a praça conta com um ambiente super bem localizado, seguro, bem conservado e iluminado. Excelente opção, inclusive, para quem gosta de correr à noite. Lembrando que, no inverno, o sol se põe cedo e a temperatura fria pode ser bastante desafiadora.

7. Parque Germânia

Parque Germânia

Outro lugar com concreto e calçada para correr é o Parque Germânia, que fica no Jardim Europa. A volta do parque é plana e tem quase 2km de extensão, mas é possível estender os treinos nos arredores, seguindo pela Avenida Nilo Peçanha até o Country Club ou mais adiante, completando voltas com 5 ou 10km na região.

Quem optar por ficar dentro do parque não vai se entediar com o belo trajeto que, além de tudo, também conta com espaço suficiente para treinar educativos e fortalecimento ao ar livre em um belo e amplo gramado.

Um espaço bastante eclético, ótimo para correr, caminhar, praticar esportes de quadra, passear com pets ou simplesmente tomar um chimarrão apreciando a paisagem. Ou seja, é o destino perfeito para ir na companhia de quem ainda não corre, pois aguardar o seu treino não será um problema nas belas paisagens e boa estrutura do local, que conta com bebedouros, sanitários e quiosques, aberto diariamente das 6h às 18h30.

8. Pistas de atletismo (UFRGS, PUC e CETE)

Pista do CETE

A Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem uma baita estrutura para os corredores, com pistas de concreto e Tartán IAAF de 400 metros.

Já o CETE – Centro Estadual de Treinamento Esportivo tem um pista Tartán IAAF recém-reformada também com 400 metros, aberta de segunda a sexta, das 07 às 20h.

Por fim, a Universidade Católica do Rio Grande do Sul também tem seu Parque Esportivo para quem deseja treinar dentro ou fora da pista de Tartán IAAF. O local é aberto de segunda a sexta, das 06h30 às 22h45, e aos sábados, das 08 às 15h.

(Mas atenção! Ainda devido à pandemia, os horários de funcionamento podem estar incertos. Convém checar as regras antes de ir.)

Então… já se decidiu onde correr em Porto Alegre?

1

A lista acima é apenas uma breve pincelada de bons locais, mas a verdade é que Porto Alegre vai muito além dessas linhas… Sede da Maratona Internacional mais rápida do Brasil (que é, inclusive, índice para a sonhada Maratona de Boston), a cidade de Porto Alegre é berço de talentos da corrida, profissionais e amadores.

Portanto, não se espante ao correr pela cidade e cruzar com atletas de alta performance…

E, para não ficar para trás, temos uma ótima sugestão: treine com a nossa assessoria online!

O Clube Corrida Perfeita é uma assessoria online para corredores de todos os níveis, do completo iniciante ao veterano de elite. Com um método de corrida completo, o Clube atende milhares de corredores no Brasil e no mundo, com treinadores reais, que prescrevem os treinos de acordo com os objetivos individuais de cada atleta.

E mais: uma plataforma completíssima (acesso via web ou app), com exercícios de fortalecimento específico para corredores, treinos educativos para ajustar a técnica de corrida, videoaulas sobre técnica, aulas de mobilidade e fortalecimento funcional ao vivo e muito mais…

Saiba mais sobre as opções de acompanhamento e treinos da nossa assessoria, clicando aqui.

Temos um plano econômico completo, com planilhas de corrida individuais e treinadores online para tirar dúvidas.

No entanto, se preferir um acompanhamento mais próximo e individualizado de um treinador da nossa equipe, consulte as nossas opções de Plano Personal!

Experimente o nosso método e desfrute de verdade das paisagens que você escolher, seja em Porto Alegre ou onde for, com uma corrida mais prazerosa, mais eficiente e sem sofrimento.

Bora correr com a gente?

Responsável Técnico:
Andrei Achcar
Profissional de Ed. Física
CREF 5007 G/DF