Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Onde correr em Natal: 10 lugares para praticar seu treino

Locais para correr

Onde correr em Natal: 10 lugares para praticar seu treino

Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Considerada uma cidade belíssima, com praias de tirar o fôlego, é um ótimo lugar para passar suas férias. Mas não significa que você precisa ficar sem seus treinos de corrida enquanto estiver lá, não é mesmo?

E para os moradores da região, também é bem interessante conhecer as possibilidades de espaços para correr e sair da rotina. Afinal, às vezes é bem interessante treinar em lugares novos, com visuais surpreendentes…

Então aproveite e conheça 10 lugares para correr em Natal-RN e comece já os seus treinos.

1. Avenida Campos Sales

A Avenida Campos Sales é um bom lugar na região da zona leste para praticar seus treinos de corrida.

Ela possui um trecho sinalizado para práticas seguras de caminhada e corrida, com extensão de 2.274m.

O espaço é dedicado para a prática de esportes todos os dias, entre 05h e 07h da manhã, e entre 19h e 22h.

Com isso, você pode ficar tranquilo(a) para praticar as atividades de forma segura nesses horários, sem risco de atropelamentos e acidentes.

2. Parque das Dunas

O Parque Estadual das Dunas de Natal é um ótimo lugar para quem gosta de espaços com área verde, para praticar suas corridas.

Ele tem aproximadamente 1.172 hectares de extensão e fica localizado na Zona Sul de Natal, próximo à Via Costeira.

É o segundo maior parque urbano do Brasil, perdendo apenas para a Floresta da Tijuca, e seu  funcionamento é de terça a domingo, entre 8h e 17h30min (inclusive nos feriados).

3. Praia de Ponta Negra

A Praia da Ponta Negra é um dos lugares preferidos dos corredores que gostam de aproveitar o clima do litoral e fazer um treino com maior resistência.

Uma vantagem do local é que, por não ser um parque, você pode treinar em qualquer horário do dia, inclusive à noite.

Porém, se a maré estiver alta, você não conseguirá correr na faixa de areia e precisará contar com o calçadão, para correr.

Dependendo do dia e horário, isso pode deixar o treino um pouco mais difícil, já que você disputará espaço com vendedores, pessoas caminhando na orla, entre outros obstáculos.

4. Calçadão Roberto Freire

O calçadão fica na Avenida Engenheiro Roberto Freire e tem 4km de extensão.

Ele está em uma região com diversos comércios próximos e por isso não faltam recursos para contemplar um bom treino.

Detalhe importante: o calçadão é todo composto de pedras portuguesas, o que causa certa irregularidade no terreno. A atenção e o cuidado devem ser redobrados nessa pista, para você não se machucar.

5. Parque da Cidade

Localizado no bairro da Candelária, o Parque da Cidade é uma ótima opção, principalmente, por ter uma pista de corrida no espaço.

O parque todo possui aproximadamente 64 hectares e permite que você possa, também, aproveitar as quatro trilhas para fazer um treino de endurance, por exemplo.

São aproximadamente 2.605m de trilhas, divididas em: Trilha Nascente; Trilha do Vento; Trilha do Lagarto; Trilha do Pôr-do-Sol. Mas parque fecha às 18h, então programe-se para conseguir correr dentro desse horário!

Outro ponto interessante do espaço é que você poderá treinar em um local histórico: o parque foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

A infraestrutura do local também é ótima para os corredores, e conta com quatro baterias de banheiros, bebedouros e locais de descanso.

6. Avenida Itapetinga

Já na zona Norte da cidade de Natal, você pode contar com a Avenida Itapetinga.

O local possui um calçadão com 2,4 km (ida e volta), com um espaço dedicado, como uma ciclovia.

O ambiente é iluminado e movimentado, sendo um bom espaço para os corredores de curtas distâncias e que querem realizar suas práticas em um terreno mais estável.

7. Via Costeira 

A Via Costeira (Avenida Senador Dinarte Mariz) é um trecho seguro de 10km que liga as regiões Norte e Sul de Natal.

Ela é uma continuação da Praia da Ponta Negra e você consegue correr em um trecho seguro, pavimentado, tendo o mar como vista.

8. Rota do Sol

A Rota do Sol é uma avenida importante da capital do Rio Grande do Norte e fica na zona Sul da cidade.

Ela parte da Praia da Ponta Negra e segue pelo litoral sul da cidade. Você pode correr pelo acostamento e fazer um percurso interessante para um treino mais forte, inclusive, para para meia maratona ou maratona.

O percurso também é demarcado por ladeiras e retas longas, permitindo que os corredores possam se preparar para corridas em terrenos parecidos com o da avenida. 

Como há muitas pessoas treinando na rota, é possível fazer um longão com maior segurança.

9. Alameda Marilene Dantas

A Alameda Marilene Dias está localizada entre a Rua Rui Barbosa e o Parque das Dunas.

É um ponto que caiu no gosto de quem corre por diversão, então o local está sempre bem cheio. Ao mesmo tempo, essa movimentação toda deixa os treinos mais seguros.

O espaço é iluminado e tem, aproximadamente, 1 km de extensão, com trecho dedicado aos pedestres (disponível a partir das 18h). 

10. Vale Encantado

Para quem está em busca de um espaço menos agitado para treinar, mas não muito distante, o Vale Encantado é uma ótima opção.

Ele fica a aproximadamente 10km de distância de Ponta Negra, em Pium.

O treino já pode começar logo na entrada do local, com os 15 minutos de trilha para chegar ao espaço, ou dentro do vale, em sua várias trilhas de terreno irregular.

Considerações finais

A corrida é uma excelente maneira de manter a saúde em dia, além de proporcionar grandes experiências em lugares incríveis.

Mas, para que você consiga realizar essa atividade da melhor maneira, aproveitando o máximo da sua capacidade física e evitando dores ou lesões, é importante contar com a instrução de profissionais qualificados.

Sendo assim, para que a sua prática seja mais eficaz e segura, conte com as orientações da nossa assessoria online de treinos, o Clube Corrida Perfeita. Aqui você encontra tudo o que precisa para atingir seus objetivos na corrida com prazer, saúde e conforto. Clique AQUI e conheça o Clube.

Além disso, você pode iniciar hoje mesmo, e de forma gratuita, a sua jornada conosco. Nós disponibilizamos diversos recursos grátis no nosso aplicativo, como exercícios, orientações sobre técnica de corrida e muito mais! O app está disponível para Android e iPhone… Baixe já.

Responsável Técnico:
Andrei Achcar
Profissional de Ed. Física
CREF 5007 G/DF