21 filmes sobre corrida que valem a pena assistir

Motivação

21 filmes sobre corrida que valem a pena assistir

Quem pratica corrida sabe que esse esporte vai muito além da questão física ou da saúde. Trata-se de um estilo de vida, com lições diárias de resiliência, determinação, foco, entre diversas outros aprendizados.

São milhares de histórias de desafios, sucessos, frustrações e aprendizados no esporte. E algumas delas, regadas a acontecimentos inesperados, que deram origem a essa lista de filmes sobre corrida emocionantes…

Neste artigo, convidamos você a mergulhar em algumas dessas 21 histórias inspiradoras do mundo da corrida! São filmes de várias épocas, porém com um denominador comum: histórias de superação, para inspirar os mais variados perfis de corredores. 

Chame amigos não-corredores para assistir o #16 e tente não se emocionar com a trilha sonora do número #21, um filme praticamente obrigatório para quem gosta de esportes!

#01 – Raça (2016)

O filme conta a história real do lendário atleta afro-americano Jesse Owens, que, mesmo humilhado e desprestigiado, desafiou Hitler e conseguiu brilhar nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, em plena Alemanha nazista. Não há como não vibrar com a emoção de Owens ao desfazer, nas pistas de corrida, os planos de “festa da supremacia ariana” promovida por Hitler. É mais que um filme sobre corrida, e sim uma história de garra e superação. Vale a pena assistir e se emocionar.

Como assistir: Netflix

#02 – 100 metros (2016)

Prepare os lenços porque essa história é de emocionar: um homem diagnosticado com esclerose múltipla questiona as limitações do seu corpo e, depois de ouvir que não andaria nem 100 metros sem precisar de ajuda, decide treinar para uma prova de triathlon Ironman. Uma lição incrível de determinação.

Como assistir: Netflix

#03 – Lorena, la de pies ligeros (2019)

Este documentário de apenas 28 minutos conta a história de Lorena Ramírez, atleta indígena de 22 anos e uma das melhores corredoras de longa distância do México. O filme narra sua participação na corrida UltraTrail Cerro Rojo, onde competiu com 500 atletas de 12 países, alcançando o primeiro lugar, com um detalhe impressionante: sem acessórios de corrida, utilizando saias e sandálias de pneu. Uma lição que chama a atenção de todos nós, corredores, para o consumismo na corrida… Pra pensar!

Como assistir: Netflix

#04 – Mais que vencedores (2019)

Um filme de superação, com um razoavelmente discreto viés cristão, que narra a vida do técnico de basquete John Harrison, o qual é convocado para treinar a equipe de cross-country estudantil, um esporte que ele não conhece e nem gosta. O roteiro do filme é simples, mas convida a uma reflexão interessante sobre espiritualidade e a lógica do recomeço divinamente inspirado. Um filme sobre corrida, vida e emoção. Vale para qualquer religião e ensina muito aos corredores sobre autoconhecimento e adaptação.

Como assistir: Youtube

#05 – Invencível (2010)

Louis Zamperini é uma figura mítica nos EUA. Filho de imigrantes italianos, até bulliyng sofreu na escola, pela dificuldade com o idioma local. Superou esta fase e se revelou um grande atleta, vencendo provas duríssimas no calor, incluindo os 5000 metros das Olimpíadas em 1936. Só até aí sua história já renderia um filme. Mas não é o caso deste drama “Invencível” que, dirigido por Angelia Jolie, retrata a história real do corredor, porém focada em um outro momento emblemático de sua vida: um acidente de avião que o lança em pleno mar, no qual luta 47 dias para sobreviver, até encontrar terra firme em território japonês, e em plena Segunda Guerra Mundial! Simplesmente imperdível.

Como assistir: Netflix ou Telecine Play

#06 – McFarland USA (2015)

Depois de ser demitido, o professor e treinador de futebol americano Jim White (Kevin Costner) fica sem opção e aceita dar aulas na pobre e distante cidade McFarland, uma carente vila de imigrantes. Por lá ele encontra jovens sem esperança e consegue transformá-los em uma equipe de destaque no cross-country americano. Discursos inspiradores, dramas pessoais, divergências e muita superação regada a trabalho em equipe. Um filmaço para quem anda desmotivado com a corrida ou qualquer outro aspecto da vida. Uma lição de superação e perseverança.

Como assistir: Google Play e Youtube

#07 – Coração de Corredor (2017)

Neste romance dramático, o adolescente Kevin perde sua namorada em um acidente horrível e devastador. Pouco tempo depois ele descobre que sua corrida o mantém conectado a ela durante os momentos de alta performance, em que o seu coração entra em êxtase. Perseguir a memória dela o faz correr mais rápido e ganhar competições, alcançando notoriedade em pouco tempo. Até que este destaque atrai a atenção de uma garota nova e inteligente, determinada a descobrir o que realmente acontece dentro dele, fazendo Kevin escolher entre permanecer no passado ou viver o presente. Um filme que demonstra como a corrida pode ser terapêutica e fonte de auto-descobertas.

Como assistir: Youtube

#08 – If I had wings (2013)

O filme narra a história de Alex, um jovem cego que sonha em participar do time de corrida da escola. Ele se une a Brad, um rapaz problemático, acostumado a correr para fugir da polícia, e, juntos, enfrentam preconceitos para participar de uma competição de cross country. Embora o resultado do filme seja previsível, chama a atenção a intensidade das provocações de seus oponentes e a habilidade dos personagens em contornar as situações.  Um filme sobre corrida e amizade, com tom leve, e que ensina sobre sobre superação, resiliência, inclusão, diversidade, foco e espírito desportivo.

Como assistir: Google Play Filmes

#09 – The Barkley Marathons (2014)

Apelidada de “Infernal”, a Barkley Marathons é simplesmente o percurso mais sinistro do planeta! Inspirada em uma fuga da prisão, trata-se de uma corrida de ultramaratona realizada no Frozen Head State Park, perto de Wartburg, Tennessee. Se os corredores completam 60 milhas, isso é conhecido como “corrida divertida”. O curso completo são 100 milhas, que devem ser feitas em um tempo máximo de 60 horas. E tudo isso sem mencionar a tremenda irregularidade do terreno, quase comparável à escalada do Everest duas vezes e repleta de perigos de todos os tipos. Como se não bastasse, a rota não é sinalizada e contém apenas alguns pontos de apoio. O filme é um documentário que registra o tamanho do desafio… ou da loucura! Assista e defina a sua opinião.

Como assistir: Vimeo e Netflix

#10 – From fat to finish line (2015)

Surpreenda-se com o desafio proposto neste documentário: um grupo de doze homens e mulheres obesos, reunidos por um entusiasta de corrida e uma conhecida blogueira americana para perder peso e participar de uma ultramaratona de revezamento de mais de 300 km. Uma história real e inspiradora, que capta a atenção desde o primeiro momento. Um filme sobre corrida que aborda aspectos do esporte pouco explorados nas mídias, como o trabalho em equipe, a participação da família, o amor à corrida, a perseverança e a dedicação. Emocionante do início ao fim.

Como assistir: Vimeo, Youtube, Amazon Prime Video

#11 – I am Bolt (2016)

O filme narra a história de vida do velocista jamaicano Usain Bolt, o atual homem mais veloz do mundo e o único atleta na história do atletismo a ser tricampeão em três modalidades de pista em Jogos Olímpicos, consecutivamente. O filme mostra o lado sensível e dramático do garoto pobre e desengonçado que, apesar das lesões e do contexto humilde, conseguiu manter a disciplina e não desistir do atletismo. A história se passa na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 e mostra o Bolt carismático que o brasileiro se apaixonou nas arquibancadas. Emocione-se e inspire-se com esta trajetória de sucesso.

Como assistir: Google Play Filmes, Amazon e Youtube

#12 – Running Brave (1983)

Um filme clássico, moldado no formato de sucesso hollywoodiano de Rocky Balboa. Running Brave é baseado na história de Billy Mills, um índio norte-americano criado em uma reserva no Kansas. Apesar de ganhar algumas provas locais de corrida cross-country, Billy ouve de um famoso treinador que “os indígenas são desistentes”. O discurso preconceituoso serve de combustível para o garoto ir além, desafiando todas os favoritismos até se tornar o melhor corredor de distância do mundo nas Olimpíadas de Tóquio de 1964. Uma trajetória impressionante em um filme raro sobre corrida, do ano de 1983.

Como assistir: Youtube

#13 – Winning (2016)

O documentário narra os caminhos para o sucesso de cinco atletas de renome mundial. A campeã de tênis Martina Navratilova, a lenda do golfe Jack Nicklaus, a ginasta olímpica Nadia Comaneci, a paraolímpica holandesa Esther Vergeer e o bi-campeão olímpico dos 400m com barreira: o legendário Edwin Moses. Essa turma de campeões discute abertamente suas vidas e carreiras ao longo do documentário. E isso inclui histórias de superação na juventude, como o bullying sofrido por Moses, que usava óculos e suspensórios quando criança e cujas pernas desgrenhadas levavam os colegas de escola a chamá-lo de “Caco” (em alusão a um famoso personagem sapo americano da série Muppets). Moses também descreve vividamente a frustração que sentiu por não poder competir nas Olimpíadas de 1980 devido ao boicote americano. Isso sem falar nas grandes histórias dos outros atletas, com lágrimas e conquistas. Os fãs de esportes em geral encontrarão neste documentário muitas lições de luta e superação. Perfeito para sair motivado!

Como assistir: Youtube, Netflix

#14 – Prova de fogo – Without limits (1998)

Um filme sobre Steve Roland Prefontaine, um jovem ídolo americano, mito das corridas de longa distância. O filme narra muitos aspectos da relação do corredor com seu treinador, com preciosas orientações técnicas e estratégicas aplicáveis a qualquer corredor amador. Detentor de alguns recordes, “Pre” foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cáli, em 1971. Nas Olimpíadas de 1972 em Munique, realizou uma das corridas mais incríveis e emocionantes dos 5.000 metros que alguém já viu, mas termina em quarto lugar. Buscava a vitória num retorno triunfal nas próximas Olimpíadas, quando um trágico acidente interrompeu sua carreira precocemente. Uma história que nos inspira a valorizar a vida, as amizades e a fé.

Como assistir: Youtube

#15 – The Athlete (2009)

Filme etíope baseado na história de Abebe Bikila, primeiro atleta da África a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, num feito extraordinário e emocionante, destacado com imagens reais de arquivo mostrando Bikila voando baixo, simplesmente descalço, na maratona de Roma em 1960. O filme narra seu bicampeonato olímpico e a vida depois do auge, numa conturbada carreira militar, seguida pelo dramático acidente de carro que lhe paralisou as pernas. Uma história que convida à reflexão sobre os principais aspectos da vida.

Como assistir: Youtube

#16 – Spirit of the marathon I e II (2007 e 2013)

Spirit of the Marathon são dois documentários com a mesma temática: a narrativa da jornada de corredores de maratona, seu preparo e provas. O primeiro filme retrata a preparatória para a Maratona de Chicago, em 2005, e o segundo filme relata a jornada rumo a Maratona de Roma, em 2012. Dois documentários interessantes para corredores amadores, por revelar em detalhes os altos e baixos pessoais do desafio de correr uma maratona, tanto do ponto-de-vista do iniciante quanto dos atletas “veteranos” na distância. O filme de 2007 traz uma cena que causará imediata identificação com corredores de qualquer distância: o momento em o corredor diz a alguém que vai correr uma maratona e a pessoa responde com a clássica pergunta: “Você acha que vai ganhar?”

Para os corredores, um guia sobre maratona. Para outros espectadores, um excelente motivacional. É o tipo de filme sobre corrida que bom para assistir com familiares e amigos não-corredores, pois ajuda a explicar a eles a sua paixão pelo esporte. Boa opção para quem quer “maratonar”.

Como assistir: Vimeo, Amazon Prime Video e Youtube

#17 – Gun Runners (2015)

Gun Runners é um documentário sobre dois ex-guerreiros tribais quenianos e ladrões de gado que, em um programa de anistia, trocaram suas armas para se tornarem maratonistas. Um filme que faz pensar no valor da corrida, muito além do esporte.

-“Quantas pessoas você matou?” -“Quando você tem uma arma, tem poder” Este é o trecho de um diálogo entre o diretor do filme e um dos atletas-protagonistas da produção. Neste filme-documentário é narrada a história de dois milicianos quenianos que, em um programa de anistia, trocam suas armas para se tornarem maratonistas. Gun Runners é um filme inspirador, que mostra o poder transformador da corrida, evidenciando os esforços dos protagonistas para escapar de uma vida de violência em busca de um meio melhor de inspirar seus filhos e a comunidade. O diretor Nayar mostra com sensibilidade como a corrida oferece uma saída muito maior do que a violência e a guerra nas quais os sujeitos entraram quando crianças no Quênia. Uma lição de vida muito aplicável à realidade brasileira.

Como assistir: Youtube

#18 – A corrida da superação (2014)

Vencer a si mesmo é a maior conquista. Esta é a mensagem central que tiramos deste excelente filme sobre corrida, feito de um roteiro simples e com diálogos fortes. Vale assistir com um caderno de anotações, para anotar as diversas frases motivacionais dos personagens. A história, um tanto comum, narra a trajetória de um antigo treinador de atletismo, que trabalha um jovem de talento nato, até que, às vésperas de sua grande corrida, uma tragédia mude o curso da história… “A Corrida da Superação” não se resume a um filme de competição, com foco na superação de limites físicos. Trata-se de filme sobre autoconhecimento, com uma bela lição de transformação interior. Uma lição de superação.

Como assistir: Youtube 

#19 – Marathon (2005)

Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Cho-won, um jovem humilde e autista, que encontra na corrida sua forma de se expressar e viver. Mesmo de origem humilde, com ajuda da mãe, Cho tem acesso a uma educação especial e a atividades físicas, ajustando-se relativamente bem à sociedade e descobrindo o talento especial para correr. Depois de ocupar o terceiro lugar em uma competição, sua mãe decide contratar um treinador que, mesmo decadente e viciado em álcool, leva Cho a participar de uma maratona, rumo a quebra de recordes e experiências emocionantes. Uma lição de superação de preconceitos e limitações.

Como assistir: Youtube

#20 – A Maratona de Brittany (2019)

Uma comédia leve e bem próxima à realidade de milhares de corredores que buscam na corrida uma forma de emagrecer e ganhar saúde. Baseado numa história real, o filme narra a trajetória de Brittany, uma jovem que vive em Nova Iorque e se sente esgotada com a rotina de festas e relacionamentos com pessoas tóxicas. Quando seu médico lhe dá um diagnóstico preocupante, Brittany começa a fazer exercícios, mas é uma simples corrida no quarteirão que consegue mudar toda a sua vida! Quem pratica a corrida vai se ver em diversas cenas, incluindo mudança de hábitos, de amizades e até de um sonhado objetivo de corrida: os 42km da maratona! Uma história leve e agradável, que ensina sobre dedicação, amizade, otimismo, aceitação e superação.

Como assistir: Youtube, Amazon

#21 – Carruagens de Fogo (1981)

Este filmaço clássico é item obrigatório na lista de qualquer corredor. O filme narra a preparação da equipe olímpica de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, destacando os personagens Eric Liddell e Harold Abrahams. 

Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga nos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.

Uma das obras primas do cinema, vencedor de 4 Oscars, incluindo melhor filme, roteiro, figurino e a memorável trilha sonora presente em quase todos os eventos esportivos do mundo. Uma lição clara da importância da amizade, acima da competitividade.

Como assistir: Telecine e Youtube

Curtiu as dicas?

Depois dessa maratona de sugestões de filmes, lembra de compartilhar a lista com os amigos fãs de corrida, ou com aqueles amigos que você quer levar para a corrida e para um estilo de vida mais saudável.

Além de indicações de filmes, temos muitos outros conteúdos importantes sobre corrida aqui mesmo no nosso blog do Corrida Perfeita.

E não é só isso!

Sabia que o Corrida Perfeita é a maior plataforma online de orientação e  preparo para a corrida do Brasil? Temos tudo para que o completo iniciante ou o experimente maratonista corra com segurança, longe de lesões, e com mais desempenho.

Conheça o nosso programa completo aqui! (E experimente uma parte grátis!)

E vamos juntos… das maratonas de filmes às maratonas na corrida…

Lado a lado, rumo à corrida perfeita!

Responsável Técnico:
Andrei Achcar
Profissional de Ed. Física
CREF 5007 G/DF