Como ter um grande ano na corrida em 2021 - Corrida Perfeita

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Corrida Perfeita

Duas simples atitudes para você começar 2021 com ótimos resultados na corrida

De: Equipe Corrida Perfeita

Brasília, Brasil, Dezembro de 2020.

Em qual perfil abaixo você melhor se encaixa?

  • Começou a correr em 2020, se apaixonou, e agora quer alcançar novos vôos e melhorar seus tempos ou aumentar distâncias?
  • Começou em 2020, gostou também, mas não foi tão prazeroso quanto gostaria, por conta de algum tipo de dor ou lesão ou por que foi difícil evoluir sem sofrer?
  • Ou você já corria há mais tempo, aí veio a pandemia, falta de provas, etc., e colocou sua motivação e sua rotina de treinos pra baixo?
  • Ou será que você seguiu correndo, mesmo com alguma eventual pausa, porém ainda tem o desejo de que algo seja diferente, em seu desempenho, seu conforto ao correr ou com o fim de um incômodo ou lesão?

Não importa o que você queira melhorar na corrida em 2021. O que você vai conferir aqui na nossa carta aberta de final de ano, são lições que se aplicam a qualquer situação.

Lições essas que já mudaram para muito melhor a corrida de mais de 12 mil pessoas comuns, que as aplicaram depois que conheceram o Corrida Perfeita.

Se você quer ter um ano de 2021 com ótimos e novos resultados na corrida, independente da existência das provas tradicionais interrompidas pela pandemia, preste bastante atenção no que você verá a seguir.

ANTES, ALGO IMPORTANTE

Tenha em mente que ter um 2021 com melhor desempenho, longe de lesões e mais prazer com a prática da corrida, vai muito além de conquistar resultados com a própria corrida em si.

Aplicar o que vamos sugerir aqui, e ter melhores resultados, significa que você vai conseguir se manter numa rotina de treinos e evolução, o que vai contribuir com sua saúde física e emocional. Esse é o grande ganho!

Um ganho e tanto, depois de um ano que desafiou nossa saúde e nossa mente, e que fez muitas pessoas repensarem seus hábitos de vida.

Fica essa reflexão!

O QUE FAZER DE DIFERENTE

Então vamos lá, sem mais delongas, abordar duas atitudes que você pode tomar a partir de agora, para o seu 2021 na corrida ser bem diferente e melhor do que foi 2020.

Importante: não adie essas atitudes. A hora de começar a agir para entrar o ano com resultados diferentes é agora, e não depois. Você verá o porquê a seguir!

Atitude n. 1: Não parar de treinar no período de festas e de férias

Essa dica parece bastante óbvia, mas é importante ressaltá-la, principalmente por que ela deve ser adotada em conjunto com a atitude 2, que virá a seguir. Seguir treinando e não aplicar a próxima dica pode te fazer permanecer com os mesmos resultados.

Cabe reforçar que seguir treinando é o primeiro aspecto que diferencia corredores que iniciam o ano com ótimos e novos resultados, daqueles que viram o ano com as mesmas dificuldades e limitações.

Os primeiros não param tudo nesse período de férias. No máximo eles diminuem o ritmo dos treinos, curtem o descanso, as férias, etc., e ainda aproveitam esse momento para traçar metas, planejar algo para o ano que chega e, principalmente, para “afiar o machado” da corrida, como você verá adiante.

Seja ficando na sua cidade nesse período, ou viajando, vamos te mostrar que esse momento é uma oportunidade única para você passar a treinar corrida de forma mais inteligente, e sem precisar treinar demais, caso não queira gastar muito tempo com sua rotina de treinos por agora.

E ao contrário de seguir treinando, se você parar completamente, vai voltar com um déficit de preparo que torna mais difícil a retomada. Ou seja, o que não estava legal, pode piorar.

E mais uma vez, muito além de evoluir na corrida, não parar de treinar significa não interromper sua rotina de saúde e qualidade de vida. Pense sempre nisso!

Atitude n. 2: Treinar de forma inteligente

Você quer um 2021 com resultados diferentes na corrida, certo?

Logo, mesmo seguindo com os seus treinos nesse período, concorda que não adianta ficar fazendo a mesma coisa, treinando do mesmo jeito que vinha fazendo, e esperar por resultados diferentes?

Pois é! E esse é o momento perfeito para começar a treinar de forma diferente e mais inteligente, e “afiar seu machado” na corrida, como dito antes.

Você já deve ter ouvido falar daquela fábula dos lenhadores. De um lado, aquele que corta lenha o dia todo sem parar. Do outro, aquele que interrompe sua atividade de tempos em tempos, para afiar seu machado, ao invés de ficar apenas dando machadadas ineficientes contra a madeira, quando o machado não está tão afiado. E no final do dia, quem cortou mais lenha? A fábula conta que foi aquele que parava para afiar o machado.

Na corrida, o ato de “Afiar o machado” significa começar a realizar esses treinos mais inteligentes mencionados, ao invés de simplesmente sair correndo.

Esses treinos é que vão preparar o seu corpo de maneira mais certeira para a corrida, fazendo com que você alcance seus novos objetivos em 2021, sejam esses de melhoria de desempenho, ou de uma corrida menos cansativa e menos lesiva ou dolorosa.

E o que fazer para treinar de forma mais inteligente? Podemos destacar 3 aspectos do treinamento, simples de aplicar, que devem mudar completamente seus resultados atuais.

Alguns desses aspectos são sempre reforçados ao longo do ano, por nós do Corrida Perfeita. Se você já nos acompanha faz tempo, pode ser que por algum motivo que não vem ao caso, ainda não começou a aplicá-los. Isso não importa, pois você tem uma chance agora de começar a construir sua nova corrida.

Vamos então conferir o que você pode fazer desde já, ainda este ano, para ter um 2021 repleto de ótimos resultados na corrida.

Aspecto #1 do treino mais inteligente: Treinar a técnica (forma de correr)

Você já deve ter visto nossos conteúdos sobre postura, posição do quadril, entrada do pé no solo, etc., e como tudo isso influencia no seu desempenho e nas dores e lesões que você talvez tenha sofrido.

Se não sabe do que estamos falando, vale a pena conferir essa nossa publicação sobre técnica de corrida e sua influencia em desempenho e lesões.

E se você já viu muitas dicas nossas a respeito, cabe dizer que não adianta conhecer as melhores formas de correr e tentar aplicar isso apenas com sua força de vontade.

A melhor forma de melhorar de maneira natural os aspectos técnicos de sua corrida é investindo na realização dos exercícios educativos, de forma orientada e consciente.

Exercícios educativos são a chave para mudança definitiva e duradoura. Eles funcionam porque ajudam a estabelecer em seu cérebro uma nova forma dele comandar seus movimentos na corrida de maneira automática, assim como ele faz com seu padrão atual de movimento.

Exemplo de exercício educativo para corrida

Não é a toa que os exercícios educativos são uma das bases do Método Corrida Perfeita, onde são ensinados passo-a-passo, em vídeos completos e em vários níveis distintos de habilidade, do mais básico ao mais avançado.

Se feitos de forma conjunta com os outros exercícios que vamos mencionar a seguir, eles ajudarão você a iniciar o ano que vem com uma corrida totalmente diferente da atual.

E a melhor parte: você leva algo entre 5 e 10 minutos para realizar uma sessão de educativos, sem equipamentos e podendo fazê-los de preferência antes de correr, servindo de ótimo aquecimento.

Aspecto #2 do treino mais inteligente: Fortalecimento específico para corrida

Um corpo bem fortalecido e preparado de forma específica para a corrida é sinônimo de mais conforto ao correr, baixa chance de lesões e mais desempenho.

Além disso, um treino de força específico para corrida ajuda a melhorar sua forma de correr, mencionada anteriormente. Isso ocorre porque você vai passar a trabalhar variáveis fundamentais para uma boa técnica e postura, como a estabilidade do tronco, estabilidade do quadril, etc.

Talvez você enxergue dificuldades em realizar esse fortalecimento, porque não sabe que treinos e exercícios exatamente fazer. Ou talvez porque pense que seja suficiente apenas ir para uma academia e fazer as tradicionais séries de musculação lá recomendadas.

Mas não é bem por aí. É até mais simples, na verdade. Treinos de força para corrida não exigem equipamentos, já que trabalham justamente a função do corpo na corrida. E na corrida, você está livre, sem equipamentos, de pé. Apenas você e seu corpo.

Nas séries de fortalecimento funcionais que temos no Método Corrida Perfeita, você usa apenas o peso do seu corpo e gasta muito pouco tempo (a partir de 15 minutos), podendo fazer os exercícios até mesmo na sala de sua casa.

Exemplo de exercício de força específico para corredores

E se você hoje tem uma rotina com outro treino de força, como musculação ou crossfit, por exemplo, pode complementar com nossas séries, sem problemas.

Ou se seu foco é somente a corrida, melhor ainda, siga com nossas séries de fortalecimento e tenha resultados similares aos obtidos pelos mais de 12 mil corredores que já passaram pelo nosso treinamento.

Aspecto #3 do treino mais inteligente: Faça treinos de corrida variados

Falando agora dos treinos de corrida em si, é muito comum vermos as pessoas fazendo sempre a mesma coisa, e principalmente, treinando na mesma intensidade. Ou sempre muito forte ou sempre muito leve.

Via de regra, nenhum dos dois extremos é recomendado. O sempre muito forte pode não propiciar o descanso e recuperação necessários, tanto para evolução quanto para prevenção de lesões. Já o treinar sempre muito leve, dificilmente vai te levar ao seu objetivo, seja de correr com mais desempenho, ou de emagrecer, por exemplo.

A chave para todo e qualquer objetivo está na variação de treinos ao longo da semana, bem como na variação de intensidades dentro de um mesmo treinamento.

Fazer isso sozinho não é tarefa fácil e nem recomendada, pois a variação de treinos e a evolução de distâncias e intensidades devem ser feitas de acordo com seu estado atual e seus objetivos a frente.

Por isso, é muito interessante e importante você contar com apoio profissional na estruturação de sua planilha de treinamento, para que tenha um 2021 repleto de conquistas na corrida, com prazer e sem sofrer com lesões.

E para fechar com chave de ouro e com uma grande notícia, saiba que tudo que explicamos aqui, como fundamentos de um treino mais inteligente, inclusive a preparação de treinos de corrida de acordo com seu perfil e objetivos, você encontra no Clube Corrida Perfeita, nosso clube online de treinamentos.

Entrando para nosso clube ou não, o mais importante é você seguir desde já as dicas que foram passadas aqui, para que seu 2021 inicie com o pé direito na corrida.

Porém, cabe ressaltar usamos metodologia e tecnologia próprias, o que nos permite oferecer orientação e treinamento 100% completo para sua corrida, por um valor incrível e muito acessível: a partir de 29,90/mês nos planos anuais.

No Clube Corrida Perfeita você terá:

  • Acesso as orientações completas sobre técnica de corrida do Método Corrida Perfeita;
  • Todas as séries de educativos de corrida para melhorar sua forma de correr;
  • Todas as séries de fortalecimento específico para corrida, separadas por nível de dificuldade e disponibilidade de tempo;
  • Planilhas de treino de corrida preparadas por nossa equipe de treinadores, sempre de acordo com seu próximo objetivo;
  • Acesso a esses treinadores diretamente por WhatsApp, para tirar dúvidas sobre seus treinos e pedir orientações/feedbacks sobre os treinos realizados;
  • Acesso aos grupos exclusivos de atletas, para interagir com os outros membros do Clube;
  • Acesso ao sistema e aplicativo de celular exclusivo para membros do Clube;
  • E muito mais… conforme você pode conferir aqui.

Chegou sua vez de começar a treinar agora de forma mais inteligente e ter um 2021 incrível na corrida, desde o início, com mais prazer ao correr, mais desempenho e bem longe de dores e lesões.

Entre para o Clube Corrida Perfeita

Ou, ao menos, busque orientação profissional seguindo as dicas que lhe oferecemos.

Mas saiba que será difícil você encontrar algo tão completo e barato como nosso Clube, que ainda oferece uma garantia incondicional de 15 dias, para você receber de volta 100% do seu dinheiro, caso não goste de qualquer coisa.

Recado dado em nossa carta de final de ano, desejamos que seu 2021 seja incrível na corrida, com seus treinos mais inteligentes que vão começar a partir de agora.

Abraços de toda a Equipe Corrida Perfeita.