Descubra como fortalecer o seu joelho para praticar corrida de rua.

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Seu joelho nunca será forte!

Dores e Lesões

Seu joelho nunca será forte!

Se você sofre com alguma dor ou desconforto no joelho durante seus treinos e provas de corrida, ou até pior, está se recuperando de uma lesão ou cirurgia na região, provavelmente quer descobrir como ter um joelho forte 🦿

Mas antes de contarmos como você pode cuidar do seu joelho, para correr com conforto e longe das lesões, é importante te avisar que infelizmente é impossível fortalecer essa parte do corpo 🙅‍♂️🙅‍♀️

É isso mesmo, seu joelho nunca será forte! Mas calma, que a gente explica…

Clique e baixe nosso aplicativo gratuitamente

Tecnicamente o joelho não faz força, já que ele é uma articulação e sua função é ligar partes do nosso corpo, possibilitando nosso movimento. Quem faz força de fato são os nossos músculos que envolvem o joelho e faz o movimento acontecer.

Dessa forma, para ter um “joelho forte” na verdade é preciso fortalecer toda a cadeia de músculos que o envolve e o protege:

✔ Quadríceps (na parte da frente da coxa);

✔ Glúteos e isquiotibiais (na parte de trás da coxa);

✔ Gastrocnêmio e sóleo (na panturrilha);

✔ Fibular longo e tibial anterior (na canela).

Além desses músculos, também é extremamente importante darmos uma atenção especial para outras duas articulações: o quadril e o tornozelo.

Pronto, agora sim podemos falar sobre como cuidar do seu joelho na corrida, de maneira que você fique livre de dores, desconfortos e lesões. 

Primeiro de tudo devemos nos lembrar que a função mais básica do joelho é fazer o movimento de extensão e flexão, movimentando-se somente para frente e para trás, de maneira retilínea.

Se você torce o seu joelho durante o impacto na corrida, você acaba promovendo um deslocamento lateral dele, o que provoca mais estresse na região e consequentemente aumenta o risco de dor e lesão.

Por conta disso, fique atento à estabilidade e firmeza dos seus movimentos na corrida:

✔ correr com os pés virados para fora ou para dentro, pode sobrecarregar seus joelhos;

✔ evite ficar balançando os braços na frente do seu corpo durante a corrida para não desestabilizar o seu quadril e impactar negativamente nos joelhos;

✔ antes dos seus treinos e provas, realize exercícios educativos de corrida (como os que estão disponíveis no nosso aplicativo gratuito) para aquecer antes de correr, preparar seus movimentos e refinar a sua técnica;

✔ fortaleça toda a cadeia de músculos envolvidos na corrida, com exercícios que atendam às necessidades da corrida, como os que estão disponíveis no nosso aplicativo gratuito.

✔ treine com o acompanhamento de profissionais especializados para evoluir com saúde no esporte, respeitando os limites do seu corpo.

Entendeu como na prática você não fortalece o joelho, e sim, protege ele e as outras articulações envolvidas?

Entendeu também o quanto tudo isso é fundamental para que você corra com conforto e com prazer, sem sofrer com dores nem lesões? 

Não tem segredo… Um bom cuidado com o joelho envolve aperfeiçoamento dos movimentos, fortalecimento dos músculos e treino! Só assim você vai estar sempre progredindo rumo à sua Corrida Perfeita 💙💛

Aproveite essas dicas e bons treinos! Um abraço da #EquipeCP.

Responsável Técnico:
Andrei Achcar
Profissional de Ed. Física
CREF 5007 G/DF