Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
10 lugares para correr em Salvador

Locais para correr

10 lugares para correr em Salvador

Praticar exercícios físicos é um dos hábitos que devem ser inseridos no nosso cotidiano para conquistarmos uma vida mais saudável e equilibrada.

Nesse sentido, a corrida se mostra uma modalidade esportiva que, além de promover diversos benefícios para a saúde física e mental, ainda proporciona uma vista para belíssimas paisagens, criando uma experiência marcante ao atleta.

E, falando em belas paisagens, sabemos que a Bahia é um dos maiores e mais bonitos estados do Brasil e sua capital, Salvador, não é diferente…

Contando com 50 km de praias — abraçadas pela Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía do planeta —, além dos locais com sua importância histórico-cultural, a capital da Bahia é, sem dúvidas, um excelente cenário para corredores.

Pensando nisso, criamos este artigo com 10 lugares super interessantes para você correr em Salvador, salientando as suas principais características. Continue por aqui e confira!

Orla da Barra

A Barra é um importante bairro de Salvador que guarda três dos seus maiores cartões postais: o Porto, o Farol e o Cristo da Barra. É também um dos principais circuitos de carnaval de todo o estado, então, tanto quem é turista, quanto quem mora na cidade deve considerar usufruir de toda essa exuberância ao praticar corrida ao ar livre.

O bairro conta com um calçadão à beira-mar, ideal para quem deseja fazer corridas sem abrir mão da paisagem e de um delicioso banho na praia que já foi considerada a terceira melhor do mundo, pelo jornal The Guardian.

Todo o trajeto é acompanhado por bares, restaurantes e vendedores ambulantes, com os quais você poderá contar para manter a hidratação ou se alimentar no pós-treino.

Orla dos bairros Rio Vermelho e Boca do Rio

Como já dissemos, a orla marítima de Salvador conta com, nada menos que, 50 km de belas praias. Assim, o corredor visitante ou nativo não se sentirá desacolhido pela cidade, já que não faltará local para a prática esportiva.

O Rio Vermelho é um bairro conhecido como um dos mais boêmios da cidade, além de ser um dos mais belos.

Ele fica localizado entre os bairros de Amaralina e Ondina e, se o praticante desejar maiores desafios, poderá percorrer essas localidades pelo calçadão da orla, passando pelo bairro da Pituba, com seus parques e praças, até chegar à Boca do Rio — circuito de, aproximadamente, 9 km.

No caminho, o corredor passará por lanchonetes, supermercados e pelas principais barracas de acarajé da cidade.

Cidade Baixa

Para quem não sabe, Salvador é dividida entre Cidade Baixa e Cidade Alta. Na Cidade Baixa, ficam os bairros mais antigos, desenvolvidos ainda na época em que Salvador era a capital da colônia. É uma parte muito importante da história e da cultura da cidade, possuindo importantes e belos bairros.

Seu clima mais tranquilo envolve paisagens como a Igreja do Bonfim, cujo caminho se faz percorrendo a Avenida Caminho de Areia, em direção ao Bairro do Bonfim.

Para quem deseja um percurso mais longo, sem perder a bela vista, pode ir em direção à orla da Ribeira, passando por Bonfim, Boa Viagem e Monte Serrat. Essa parte da cidade é conhecida pelos praticantes de corrida por ter um menor fluxo de carros, o que favorece a prática desse esporte.

Dique do Tororó

O Dique do Tororó é um importante cartão-postal da cidade de Salvador. Uma volta completa em sua circunferência equivale a 2,6 km, fazendo deste, um local ideal tanto para quem está começando, quanto para os atletas profissionais.

O Dique, além dos orixás flutuantes em suas águas, tem uma calçada larga em seu entorno, sendo, portanto, um bela localidade para a realização de atividades físicas ao ar livre.

Não é raro o Dique do Tororó ser palco de competições de corrida, ou de provas de condicionamento físico dos principais concursos do estado. Assim, pode também ser utilizado para a prática de diversas modalidades esportivas.

Avenida Magalhães Neto

Para quem procura um bom local para se exercitar aos fins de semana, a Avenida Magalhães Neto é uma excelente opção. Aos domingos e feriados a pista é fechada em ambos os sentidos, sendo ocupada por pessoas de diversas idades, que buscam um local de lazer no espaço urbano de Salvador.

Outro ponto importante sobre a Magalhães Neto é o fato de que ela possui uma faixa exclusiva para os ciclistas que pode atrair, diariamente, os corredores mais experientes.

Avenida Luís Viana Filho

A Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Avenida Paralela, é uma das principais vias de Salvador, sendo, inclusive, a maior delas, com 18 km de extensão. Recentemente, com a inauguração de novas linhas do metrô, foram desenvolvidas pistas paralelas para a prática de corridas e ciclismo.

O corredor pode contar com pontos de venda de água, como hipermercados localizados na via ou máquinas automáticas nas linhas de metrô, que o acompanham pelo trajeto. Além disso, a Paralela possui bicicletários, o que é ideal para quem deseja ir até esse local pedalando.

Rua Cônego Pereira

Localizada no Bairro de Sete Portas, uma importante localidade de Salvador, a Rua Cônego Pereira, já foi cenário de diversos alagamentos em períodos de chuva na cidade. Hoje, após a sua revitalização, conta com diversos aparelhos de ginástica, ciclovia e pista de corrida.

A rua fica próxima a diversos bairros importantes e a pontos turísticos famosos da cidade. Como exemplo, podemos citar o histórico Baixa dos Sapateiros e seu acesso para o Pelourinho, a Barroquinha, onde podemos encontrar diversas lojas, bares e restaurantes, além do Bairro do Comércio, que já foi um importante centro comercial da cidade e hoje abriga museus, o famoso Mercado Modelo, além do Elevador Lacerda.

Praça do Imbuí

O Imbuí é um bairro localizado próximo à Avenida Luis Viana e, após uma reforma importante no principal espaço de lazer do Bairro, passou a contar com uma importante praça. No local, que conta com um complexo de bares e restaurantes, existem ainda pistas de skate, equipamento de ginástica e uma pequena pista de corrida.

O local é ideal para as pessoas que desejam realizar a prática de corrida em pequenos percursos e aproveitar para desfrutar da gastronomia local. A localidade possui pontos de ônibus, bancos e um pequeno shopping.

Parque Joventino Silva

O Parque Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, está localizado entre os bairros do Itaigara e Santa Cruz. Em 2014, passou por obras de manutenção, conservação e ampliação da área. O projeto resultou em mais espaços de convivência e possibilidade da realização de esporte em uma área permeada pela natureza.

O espaço também se tornou mais seguro, possuindo vigilância 24h, que também orienta o visitante sobre preservação ambiental. Para os corredores, 3.700 metros de pista foram recuperados e hoje dispõe de novas placas de sinalização de quilometragem, melhorando o desempenho dos praticantes.

Orla da Ribeira

Localizado na Cidade Baixa, o Bairro da Ribeira é considerado um dos mais charmosos da cidade de Salvador. Com seus belos casarões históricos e a vista para um mar calmo, o praticante poderá realizar atividade enquanto contempla o belo cenário.

Além de caminhada e corrida, também é possível praticar remo no bairro. No entanto, existe um ponto negativo: nem toda a pista da orla encontra-se revitalizada e isso pode atrapalhar um pouco o desenvolvimento do corredor.

Considerações finais

A corrida é uma excelente maneira de manter a saúde em dia, além de proporcionar grandes experiências em lugares incríveis. Mas, para que você consiga realizar essa atividade da melhor maneira, aproveitando o máximo da sua capacidade física e evitando dores ou lesões, é importante contar com a instrução de profissionais qualificados.

Sendo assim, para que a sua prática seja mais eficaz e segura, conte com as orientações da nossa assessoria online de treinos, o Clube Corrida Perfeita. Aqui você encontra tudo o que precisa para atingir seus objetivos na corrida com prazer, saúde e conforto. Clique AQUI e conheça o Clube.

Responsável Técnico:
Andrei Achcar
Profissional de Ed. Física
CREF 5007 G/DF