Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
10 lugares para correr em Florianópolis

Locais para correr

10 lugares para correr em Florianópolis

A prática de esporte ao ar livre é uma excelente opção tanto para os nativos quanto para os turistas de uma cidade… É uma oportunidade de conhecer melhor o local e desfrutar da paisagem, potencializando os efeitos da atividade.

Nesse sentido, Florianópolis, em Santa Catarina, conhecida por ser um belíssimo lugar na costa brasileira, dispõe de várias opções para quem deseja realizar corridas.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você os melhores locais para correr em Florianópolis, abordando suas principais características. Continue por aqui e confira!

Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos

A Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, mais conhecida como Avenida Beira-mar Norte é um local obrigatório para quem está de passagem por Florianópolis. Possui uma extensa faixa que permite a prática de corridas, caminhadas e pedaladas (a área dispõe de ciclovia), entre outros esportes.

O local conjuga, de um lado, uma vista para os prédios mais luxuosos da cidade e, do outro, uma visão privilegiada para o oceano (no entanto, a praia que banha a Beira-mar encontra-se imprópria para banho).

Com 7 km de extensão, a avenida é a principal ligação entre o leste da ilha e o centro da cidade.

Lagoa da Conceição

Localizada no centro de Florianópolis, a Lagoa da Conceição é um importante ponto turístico, pois nela está presente a maior laguna da ilha.

Considerada um paraíso na terra, a Lagoa da Conceição rouba a cena no que diz respeito à realização de atividades físicas e passeios diversos, existindo opções, tanto para quem curte água, quanto para quem prefere os passeios terrestres.

Para quem deseja praticar corrida ou caminhada, contará com uma pista especial para essas atividades, ao mesmo tempo em que apreciará uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade.

Os visitantes ainda podem fazer piquenique, stand up paddle, passeios em caiaque ou lancha.

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina é conhecida pelos campeonatos de surf, pelas dunas, pelo mar revolto e, principalmente, pela sua beleza.

Realizar qualquer atividade física nesse cenário será uma experiência muito agradável para turistas e nativos.

Práticas de corrida podem ser realizadas na faixa de areia, que conta com 8 km e recebe, inclusive, eventos de corredores, que percorrem o percurso desfrutando de toda beleza local.

Como a praia é o reduto do surfe, o movimento é intenso durante todo o ano.

Parque de Coqueiros

Além de ser um parque com inúmeras opções de lazer, o Parque de Coqueiros também é cenário de grandes eventos em Florianópolis.

Contando com uma pista de 850 metros, ideal para a prática de corridas e caminhadas, o local foi desenvolvido com o intuito de ser um espaço dedicado à saúde e bem-estar do visitante.

A prova disso é a presença de uma academia no parque, além de duas quadras de futebol de areia, uma quadra de vôlei de praia, outra de basquetebol, entre outros espaços.

Próximo ao estacionamento (que tem vagas para, aproximadamente, 300 veículos) o visitante terá acesso a banheiro público e bebedouros.

Pista de atletismo da UFSC

A pista de atletismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criada para suprir uma demanda do curso de educação física e, no início, apenas alunos e professores tinham acesso à sua área. Depois, a UFSC abriu as portas para a comunidade, que, hoje, pode usufruir da pista de 400 metros e oito raias.

O local ainda tem estruturas para a prática de arremesso de peso, lançamento de dardos, saltos e fossos para a prova de 300 metros com barreiras.

Pista de Ciclismo e Corrida Lagoa da Conceição

A Pista de Ciclismo e Corrida de Florianópolis é mais uma opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre. O trajeto é formado por uma ciclovia e pista para corrida, localizadas em frente à Lagoa da Conceição, o que concede aos visitantes uma das vistas mais bonitas da cidade.

O Local possui ainda quiosques e pontos de aluguel de bicicleta.

Durante o dia, o espaço é considerado um dos melhores para passeio em família, pois é bem calmo. No entanto, muitas pessoas reclamam da falta de iluminação durante a noite.

Parque Ecológico do Córrego Grande

Outra atração para quem deseja praticar corrida ou outras atividades ao ar livre é o Parque Ecológico do Córrego Grande, famoso por suas trilhas acessíveis a todo tipo de público, contando, inclusive, com placas informativas em libras e outras línguas, como inglês e espanhol.

Além disso, o parque possui fauna e flora diversificadas, quiosques e guias especializados, disponíveis durante o horário de funcionamento.

É importante mencionar que, para usufruir das quadras poliesportivas presentes no local, é necessário agendamento prévio.

Aproveite o passeio para desfrutar a vista dos dois lagos localizados no parque.

Parque da Luz

Outra opção para a prática de atividades físicas é o Parque da Luz, uma área de 37.435 m² dentro da zona urbana de Florianópolis.

Situado na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, permite ao visitante contemplar a vista para a orla marítima.

O Parque da Luz ainda conta com um campo de futebol, ciclovia e uma calçada, ideal para os praticantes de corrida e caminhada.

O contato direto com a natureza propicia bons passeios e até piqueniques com a família.

Jardim Botânico

O Parque do Jardim Botânico fica localizado no bairro Itacorubi e é um espaço relativamente novo em Florianópolis.

Foi, por 20 anos, um espaço destinado a estudos e capacitação técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Posteriormente, o local, de 190 mil m² quadrados, foi cedido à prefeitura.

Revitalizado e inaugurado em 2016, o parque se tornou, para a comunidade, um importante espaço de lazer e conta com um extenso gramado, lago, horta e parque infantil, além de pistas para caminhada ou corrida.

Parque Natural Municipal do Morro da Cruz

O Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, famoso pela sua flora nativa, é um espaço de conservação ambiental próximo à UFSC.

Para quem deseja fazer exercícios sem abrir mão de um belo cenário, o parque surge como alternativa, possuindo quadras e futebol, caminhos para corridas ou caminhadas, além de trilhas.

Como o parque fica perto da universidade, torna-se um espaço de pesquisa e protagoniza importantes projetos de extensão. Dessa forma, conta com passeios guiados e um surpreendente borboletário, inaugurado em 2014.

Assim, não faltam em Florianópolis — uma das mais belas cidades do país — locais para a realização de atividades físicas diversas ao ar livre. Ao mesmo tempo em que o praticante coloca a sua saúde em dia, aproveita o belo cenário.

E, para que a sua prática seja mais eficaz e segura, conte com as orientações da nossa assessoria online de treinos, o Clube Corrida Perfeita. Aqui você encontra tudo o que precisa para atingir seus objetivos na corrida com prazer e conforto, bem longe das dores e das lesões. Clique AQUI e conheça o Clube.

Responsável Técnico:
Andrei Achcar
Profissional de Ed. Física
CREF 5007 G/DF