Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
10 lugares para correr em Campinas

Locais para correr

10 lugares para correr em Campinas

A corrida de rua é uma excelente atividade física, pois alia a manutenção da saúde com excelentes experiências ao ar livre, potencializando o bem-estar físico e mental do praticante. Nesse sentido, é crucial buscar locais que ofereçam uma infraestrutura satisfatória aos corredores, além de paisagens agradáveis para eles desfrutarem.

E, quando se trata de bons locais para a prática esportiva, a cidade de Campinas, em São Paulo, não deixa a desejar, possuindo diversas opções para corredores, tanto profissionais, quanto amadores. Pensando nisso, criamos este artigo que vai te mostrar os melhores lugares para correr em Campinas. Confira a seguir!

Parque Portugal na Lagoa do Taquaral

O Parque Portugal fica localizado na Lagoa do Taquaral e faz parte de um dos mais importantes espaços destinados ao lazer da cidade de Campinas. Antes de ser um parque, integrava a Fazenda Taquaral, importante para a história da cidade. Hoje, o complexo Taquaral possui inúmeros espaços de recreação, em que é possível realizar agradáveis passeios, inclusive de pedalinho.

Na área verde que circunda a principal lagoa, é possível realizar corridas e caminhadas em uma rota cuja distância é de 2,8 km. O visitante vai se deparar também com bosques, aparelhos de ginásticas, lanchonetes, quadras poliesportivas, pistas de skate de patinação, ciclovia e muito mais.

Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás é um dos parques mais antigos de Campinas, tendo a sua história iniciada em 1880, quando era uma propriedade privada aberta para visitações. Hoje é um espaço público querido pelos moradores e turistas de Campinas, que recebe cerca de 1 milhão de pessoas por ano, sendo uma excelente opção para a prática esportiva.

No seu interior há uma reserva florestal nativa da Mata Atlântica com diversas espécies. Além disso, o local conta com uma pista de corrida de aproximadamente 1,5 km de extensão. O visitante, enquanto faz as suas corridas ou caminhadas, poderá desfrutar da tranquilidade do local, com pássaros e outras aves que por ali transitam. Além disso, poderá contar com quiosques e lanchonetes.

Parque Pico das Cabras

O Parque Pico das Cabras não se trata de um espaço público, mas, ainda assim, é uma ótima opção para visitar e realizar alguma atividade física, inclusive corridas. É localizado no distrito de Joaquim Egídio e foi desenvolvido com o intuito de ser um agente motor do conhecimento e desenvolvimento humano.

Localizado a mais de mil metros de altitude, integra a Serra das Cabras, oferecendo ao visitante uma excelente vista para o pôr do sol. A ideia é unir natureza e astronomia, com espaço para realização de trilhas de diversas distâncias, além de muitos mirantes e do Observatório Municipal Jean Nicolin. O espaço também conta com banheiro, estacionamento e lanchonete.

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Esse parque é fruto de um projeto paisagístico desenvolvido pelo famoso e renomado artista plástico Burle Marx. Toda área é cheia de espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba.

E, além da exuberância natural, o parque tem ainda trilhas para caminhadas e corridas, além de 7 quadras poliesportivas, campo de futebol e outros espaços de lazer, como áreas para realização de piquenique. O local possui banheiros, lanchonetes e restaurantes.

Bosque dos Italianos

Assim como os parques citados até aqui, o Bosque dos Italianos também é considerado uma ótima opção para a prática de corridas. Para quem não abre mão do contato com a natureza, o Bosque dos Italianos possui uma vasta área verde, ideal para quem deseja estar em um local mais calmo para praticar atividades ao som de pássaros, como canários, sabiás, entre outros.

Por ter uma área com bastante vegetação (82 espécies vegetais nativas, acima da média encontrada em outros bosques e parques da cidade), o praticante pode desfrutar da sua atividade com o frescor proporcionado pelas árvores do local. A estrutura possui bebedouros e banheiros.

Praça Ulysses Guimarães

A Praça Ulysses Guimarães é uma das mais importantes praças de Campinas, com 130 mil m², atraindo os mais diversos públicos. Antes conhecida como Pedreira do Chapadão, a Praça Ulysses Guimarães sofreu uma revitalização em 2013 e hoje oferece uma excelente infraestrutura para diversão ao ar livre e prática de esportes.

O diferencial desse local é o grande número de espaços para shows e práticas esportivas ao ar livre, como pista de corrida. É possível praticar outras atividades como vôlei, basquete, cooper e skate. Além disso, a praça conta com espelhos d’água, quiosques e estacionamentos, o que a torna um dos maiores atrativos da cidade.

Parque Ecológico Hermógenes Freitas Leitão Filho

Esse é um parque público de Campinas, que está localizado Unicamp e Centro Médico, possuindo uma área de 135 mil m². Para o corredor, esse parque fornece uma pista para corridas ou caminhadas, além de áreas para descanso.

Nesse sentido, o visitante pode usufruir de quiosques, churrasqueiras, parques infantis e diversos equipamentos para realização de atividades diversas. O parque também dispõe de uma imensa área verde com uma bela lagoa, ótimas para quem aprecia a observação de pássaros.

Praça Carlos Gomes

A Praça Carlos Gomes fica em uma área brejosa, antes era um local mal visto pelos moradores, já que era comum o despejo de detritos e outros resíduos responsáveis pela propagação de diversas doenças. No entanto, ao longo dos anos houve inúmeras intervenções estatais, que implementaram políticas de saneamento, melhorando progressivamente a realidade do local.

Hoje, podemos encontrar um local com muita área verde, pista de corrida e caminhada, coretos e lagos que fazem deste, um dos melhores lugares para a prática de corrida em Campinas.

Bosque dos Guaratãs

O Bosque dos Guaratãs é um dos mais bonitos locais de área verde em Campinas. Possui mais de 87.000 m² e desses, aproximadamente, 23 mil metros são de mata nativa. O cenário natural ainda conta com um lago com uma bela queda d’água, que fará o seu passeio mais agradável.

O espaço também foi pensado para a prática de exercícios físicos e conta com uma pista de cooper que pode ser utilizada, tanto para corrida, quanto para caminhadas, além de quadras poliesportivas e um campo de futebol. Aproveite o passeio e curta a área destinada a piquenique para reunir a família. O Bosque dos Guaratãs possui banheiro, segurança e funciona de segunda a sexta, das 6 da manhã às 8 da noite.

Pista de atletismo do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR)

O Centro Esportivo de Alto Rendimento, como o próprio nome diz, refere-se a um centro esportivo destinado a atletas de alta performance. Nele podemos encontrar espaço para a prática de diversas atividades físicas.

Assim, o espaço é destinado a associações, sociedades e fundações, clubes, escolas, academias e assessorias esportivas, que tenham ou formem equipes com atletas competitivos.

A pista foi desenvolvida em resposta à população, que reivindicava um espaço para que os atletas amadores, que competem em provas de atletismo, pudessem aprimorar a sua performance. A Secretaria de Esportes é responsável por disponibilizar os horários para a utilização do espaço, que não podem coincidir com os treinos dos atletas profissionais.

Unir prática de atividades físicas ao ar livre com belas paisagens e infraestrutura pode fazer toda a diferença. E, para que o praticante possa aproveitar todos os benefícios de uma atividade bem executada, é primordial contar com profissionais capazes de oferecer as melhores orientações.

Para isso, conte com a nossa assessoria online de treinos, o Clube Corrida Perfeita. Aqui você encontra tudo o que precisa para atingir seus objetivos na corrida com prazer e conforto, bem longe das dores e das lesões. Clique AQUI e conheça o Clube.

Responsável Técnico:
Andrei Achcar
Profissional de Ed. Física
CREF 5007 G/DF