Dor de lado ao correr? Resolva de forma simples

Dicas de Treino

Dor de lado ao correr? Resolva de forma simples

Um incômodo que você provavelmente já sentiu ou pelo menos ouviu falar. Dor de lado, dor desviada, dor de facão…

Vários nomes para uma dor aguda que parece uma pontada forte abaixo da costela, e que normalmente acontece durante a corrida.

Mas o que é essa dor? Como ela acontece? É possível prevenir? O que fazer para ela parar?

Você está no blog oficial do Programa Online treinos Corrida Perfeita e nesse artigo você vai encontrar uma explicação científica para a causa da dor de lado ao correr e saberá o que fazer para controlá-la durante a corrida, com uma dica simples e eficiente. Caso prefira ir direto ao ponto, você pode assistir essa dica em vídeo, clicando aqui embaixo.

Durante a sua corrida veio uma dorzinha incômoda que parece gases e dói como uma pontada na costela? A dor então aumenta e chega a te fazer parar de correr? Saiba que você foi “premiado” com a famosa dor de lado. A boa notícia é que, com paciência e uma simples atitude, ela vai embora rapidinho.

Conheça as duas principais causas da dor de lado ao correr:

#1 Exaustão

Quando você faz um esforço físico muito grande, maior que o limite do seu corpo, a dor de lado costuma aparecer.

Essa situação é mais comum entre os iniciantes da corrida, em especial entre aqueles que saem de uma condição de sedentarismo, em busca de resultados rápidos na corrida, seja na ânsia de ganhar velocidade ou perder peso, por exemplo.

A falta de condicionamento físico promove um desajuste entre o trabalho muscular e a respiração. O diafragma, músculo que separa a cavidade abdominal da torácica, tende a entrar em espasmo quando a respiração não corresponde ao esforço físico realizado.

O espasmo é uma contração muscular involuntária, uma resposta do organismo a um estímulo que o corpo não entendeu. É uma reação de defesa do seu organismo.

Nesse caso, se a dor foi causada por falta de condicionamento, a melhor saída é desacelerar o exercício e adotar um programa de treinos que evolua aos poucos, para que a respiração acompanhe o seu desenvolvimento cardiovascular.

Se você não segue um programa de treinos adequado, veja aqui como nosso Programa Corrida Perfeita pode ajudar você a atingir seus objetivos na corrida, com conforto, prazer e longe de dores e lesões. Clique aqui para saber como funciona.

O mais importante é saber quem você é e onde quer chegar, para ir evoluindo seus treinos e ganhando condicionamento aos poucos, de acordo com o seu objetivo. Sua respiração provavelmente vai acompanhar esse processo, tenha calma!

#2 Respiração

A forma de respirar é a grande causa da dor de lado. Como você viu acima, o primeiro aspecto também está relacionado a ela.

Ocorre que, se o seu corpo é bem condicionado e você corre com frequência, ainda assim a dor de lado pode te surpreender de repente, e sem aviso prévio!

Isso porque você pode estar respirando de forma superficial, movimentando o diafragma rápido demais.

Quando qualquer músculo contrai e relaxa muito rápido, é comum acontecer um espasmo, travando a musculatura. Essa é a lógica da cãibra também.

Ou seja, a dor de lado pode ser evitada! É necessário que você dê atenção à sua respiração e procure sempre fazer um aquecimento antes de iniciar a corrida.

(O aquecimento, por sinal, lhe trará vários benefícios, inclusive de performance. Leia mais sobre isso em um artigo específico sobre esse assunto aqui no Blog do Corrida Perfeita: http://www.corridaperfeita.com/aquecimento-antes-de-correr/)

Agora que você já entendeu a fisiologia da dor de lado ao correr, temos uma dica para você resolver o incômodo na hora, sem ter que parar de correr.

Controle a dor de lado ao correr

O segredo está em controlar a respiração: respire fundo, enchendo bem a sua caixa torácica e o abdômen (estufando a barriga). Puxe o máximo de ar possível, sem erguer os ombros ou estufar o peito. Use apenas o abdômen.

Depois, solte todo esse ar contraindo bem o abdômen, jogando todo o ar para fora. Nesse momento de expiração você também pode pressionar levemente o local da dor com os dedos.

Repita o processo 5 ou 6 vezes, com intensidade.

Você pode fazer isso durante a corrida, sem ter que parar.

Sabe porque isso funciona?

Porque a respiração feita pelo abdômen não recruta o diafragma, que fica relaxado. A dor de lado é causada justamente pelo espasmo da musculatura, quando ela trabalha de forma acelerada.

Outras dicas importantes para controlar a respiração e evitar a dor de lado

Treine corrida com regularidade, variando os estímulos com tiros, intervalados, maiores distâncias, treinos de ritmo, trotes… Tudo isso ajuda a condicionar o seu corpo e treinar a sua respiração ao correr. Com um corpo bem condicionado, vai ser mais difícil a dor de lado te surpreender no meio de uma prova, por exemplo.

Comece devagar e evolua aos poucos, sempre respeitando os limites do seu corpo. A sua respiração tende a evoluir junto ao restante dos músculos com um treinamento frequente e adequado.

Antes de correr, evite alimentos pesados. É importante também não exagerar nas porções, pois um estômago cheio, estufado, comprime o diafragma e você pode até respirar corretamente e ainda assim ter a dor de lado em consequência de uma digestão difícil.

Aqueça o seu corpo antes de começar qualquer tipo de treino de corrida. No Programa Online Corrida Perfeita sempre indicamos o aquecimento aliado aos exercícios educativos de corrida.

Isso porque os educativos ajudam o seu corpo a entender o movimento natural mais eficiente da corrida. E isso melhora a sua pisada, impulsão e a mecânica da corrida como um todo.

E, claro, a sua respiração também vai se ajustar a esse movimento com naturalidade quando for estimulada a fazer isso.

Quer uma boa notícia?

Você pode experimentar GRATUITAMENTE esses educativos de corrida agora, na versão grátis do Programa Online Corrida Perfeita.

Além dos educativos, você terá acesso a exercícios de fortalecimento e uma dica extra que pode mudar a sua maneira de correr, trazendo mais velocidade e conforto nas passadas.

Acesse aqui a versão gratuita neste link.

Siga as dicas de respiração deste artigo, aplique os educativos do programa como aquecimento nos seus treinos, fortaleça o seu corpo e depois volte aqui para nos contar o que achou!

Respirando bem, vencendo a dor de lado e correndo com prazer, longe das lesões.

Vamo que vamo… rumo à corrida perfeita!